Outros tipos de aquecedor

Aquecedores Elétricos

Os aquecedores eléctricos, também conhecidos como radiadores, funcionam fazendo passar uma corrente eléctrica através de uma resistência. Devido ao efeito de Joule, a passagem da corrente provoca o aquecimento da resistência até esta ficar incandescente. Depois passa a radiar essa energia térmica aquecendo o ar em volta.

Estes aquecedores aquecem bastante rápido e são geralmente os mais baratos mas, no entanto, deixam o ar 'seco' pois eliminam a húmidade existente no ar, devendo ser usados com algum cuidado, nomeadamente, por quem sofra de problemas respiratórios.

[Início]

Aquecedores a Gás

Estes aquecedores são bastante utilizados, mas devido ao seu modo de funcionamente necessitam sempre de muita atenção e boa ventilação. Funcionam através da queima de gás, e por isso consomem (queimam) oxigénio, e libertam CO2 e outros gases, o que pode, eventualmente, ser perigoso. Apenas devem ser usados em ambientes bem ventilados, e nunca em divisões fechadas.

Os aquecedores a Gás são bastante eficientes, e são óptimos para serem usados em restaurantes e outros espaços de grandes dimensões. Existem modelos especialmente vocacionados para essa finalidade.

[Início]

Termoventiladores

O termoventilador não é mais do que um acededor eléctrico ou cerâmico com uma ventoinha embutida e que força a passagem do ar através do elemento de aquecimento. São geralmente mais pequenos e de fácil transporte. O aquecedor emite um ruído como um ventilador comum, pelo fato de existir a ventoinha. Esse equipamento é muito indicado para ambientes de pequenos e médios portes, como quartos, e casas de banho.

Aquecedores de placa Cerâmica

Este tipo de aquecedor tem um material cerâmico que envolve a resistência. Funcionam de forma semelhante aos aquecedores eléctricos, mas o material cerâmico permite espalhar o calor por uma maior superficie de contacto. Costumam durar mais tempo do que aqueles em que a resistência eléctrica está exposta (sujeita a oxidar), e há alguns modelos que dispõem de uma ventoinha para forçar a passagem do ar. Tem o contra de se ouvir o barulho da ventoinha. O aquecedor de ambiente cerâmico pode ser fixado na parede ou no teto e por isso lembra um ar condicionado,

[Início]